top of page

महा शिवरात्रि – Mahaśivarātri

Atualizado: 25 de jan. de 2023

महा शिवरात्रि

Mahaśivarātri

MahaShivaratri em 2023 comemora-se no dia 18 e fevereiro. É a noite de adoração do Senhor Śiva e o dia é dedicado a ele e especial para os yogis, tapasvins (ascetas) e todos aqueles que buscam o autoconhecimento. Neste dia, os devotos passam o dia em jejum, cantando o mantram do Senhor Śiva desde o nascer até o pôr do sol e depois os devotos quebram o jejum comendo prasādam, aquilo que é oferecido nesta pūjā. Esta festa pode ser entre fevereiro e março. Este ano o 14º dia da lua cheia será dia 18 de fevereiro e é uma noite em que se oferece uma oração especial ao senhor śiva. O śivarātri   (“ratri” em sânscrito significa ‘noite’) é a noite quando o Tandava Nritya dançou a dança da Criação, preservação e destruição. O festival é observado durante um dia e uma noite.

De acordo com os Puranas, durante a grande mítica mistura do oceano, chamado Samudra Manthan, de onde um pote de veneno emergiu do oceano – o que havia horrorizado os deuses e demônios pois tinha o poder de destruir o mundo inteiro.

Quando eles correram para śiva para pedir ajuda, śiva  bebeu o veneno mortal para proteger o mundo, segurando-o na sua garganta em vez de engoli-lo. Isto se transformou na sua conhecida garganta azul, e desde então ele veio a ser conhecido também como “Nilkantha”, aquele possuidor da garganta azul.

O Shivaratri celebra este acontecimento porque śiva  salvou o mundo da destruição.O símbolo que representa śiva é chamado de Lingam. Normalmente é feito de granito, pedra sabão, quartzo, mármore ou metal.

A celebração se caracteriza pela circundução de devotos em volta do lingam e a adoração por toda noite. Também são oferecidos os 5 alimentos de imortalidade: leite, manteiga clarificada, iogurte, mel e açúcar, que são colocados diante do lingam. A vigília durante a noite é mantida com o conto de histórias e canções, e é quebrada somente na manhã seguinte.

ओं नमः शिवाय ।Om Namah śivaya!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Índia

bottom of page