top of page

Hanuman – o deus macaco

Hanuman

O rei dos macacos ( possuidor de mandíbulas poderosas ) e servo fiel de Rama. É o deus-macaco do Hinduismo. Segundo o Ramayana, Hanuman é uma encarnação do poderoso deus Shiva, que havia se manifestdo na Terra durante o período de Rama, uma das encarnações de Vishnu, para auxiliá-lo nas suas tarefas.

Hanuman se manifestou como um vanama ( símios humanóides, habitantes da floresta, que se tornam aliados de Rama para o resgate de Sita ) e ministro do rei dos vanaras, tendo sido um dos grande heróis da epopéia. Foi ele o responsável pela descoberta do cativeiro de Sita em Lanka, pelo incêndio na cidade e pela aniquilação da tribo de Ravana.

O Ramayana não é o único texto da literatura védica que menciona Hanuman. Há também o “Hanuman Chalisa” e o “Mahabharata”. De acordo com estes textos, Hanuman é o filho do deus do Vento ( vayu ) e um avatar de Shiva.

Hanuman também é chamado de Anjaneya em alusão a Vanari Anjana, que é sua mãe.

Quando o rei macaco Sugriva é expuldo do reino de Kishkind pelo seu irmão Vali, Hanuman ajuda Sugriva a se esconder e a derrotar Vali com a ajuda de Rama e Lakshamana. Em troca da ajuda dos dois príncipes Sugriva deveria ajudá-los a resgatar Sita devi, então prisioneira de Ravana. Porém Sugriva esqueceu-se de sua promessa, mas Hanuman ajuda Lakshamana a convencê-lo a lutar ao lado de Rama.

Na guera, Hanuman mostra poderes ( siddhis ) podendo voar e mudar de tamanho. No decorrer da batalha, Rama e Lakshamana são aprisionados por Arihavana, um tio de Ravana. Para resgatá-lo, Hanuman enfrenta Raxasa, o qual só pode ser derrotado se cinco fogueiras forem apagadas simultaneamente. Para conseguir isto, Hanuman assume a forma de cinco cabeças:

Sri Hanuman – a sua cabeça de macaco normal.

Sri Garuda – a cabeça de águia. Alusão à montaria de Vishnu.

Sri Varaha – cabeça de javali. Representa a terceira encarnação de Vishnu.

Sri Narasimha –  a cabeça de leão. Representa a quarta encarnação de Vishnu.

Sri Hayagriva – a cabeça de cavalo. Outro avatar.

Outro momento importante na história é quando Lakshamana é ferido em combate. Para salvá-lo, Hanuman carrega a montanha “Dronagiri” até o campo de batalha, para que os macacos retirem dela as ervas necessária para salval Lakshamana.

Mesmo depois que Rama morre, Hanuman permanece na terra como imortal.

No Mahabharata ele aparece para desafiar Arjuna e Krishna obriga Hanuman a servir Arjuna na guerra.

Por isso, Hanuman teria sido um dos que teria ouvido a Bhagavad Gita além de Arjuna. Para os hindus, Rama e Krishna são o deus Vishnu encarnado em diferentes épocas e Hanuman represnet o devoto ( bakta) ideal.

Fontes: A Tradição do Yoga – Georg Feuerstein- Ed.Pensamento 

Compartilhe
534 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Índia

bottom of page