top of page

Ashrama Dharma As 4 fases da vida humana


Ashrama Dharma:

Existe na Índia, de acordo com a estrutura social e familiar, a lei dos quatro estágios da vida humana,Ashrama Dharma, e se prolonga mais ou menos em períodos de 25 anos cada um:

Brahmacari: (até os 25 anos) período em que o jovem é estudante. Com 8 anos, o menino e menina vão para o Guruka, ou seja, vaão ficar com a família por extensão, onde vai estudar os Vedas. O foco da vida é o estudo e a disciplina e desenvolve a capacidade física e  mental (através do Yoga ).

Grhasta: o jovem se casa e tem a sua própria casa e forma sua família. Constrói e se firma na maturidade emocional e no relacionamento familiar, com sogro, sogra, filhos, pais. É um desafio, sofrimento, rompimneto. É a cultura afetiva se firmando.

Vanaprastha: – com a maturidade adquirida na fase anterior e agora já com netos, recolhe-se. Não precisa mais cuidar dos filhos. A prioridade é voltar-se aos estudos, à meditação, contemplação. Mais ou menos com a idade de 50 anos. A pessoa passsa a ter outras necessidades, voltando-se par ao interior. Desperta para sua vida.

Sannyasa: por fim se recolhe. Cada família mantém o estudo dos vedas. Mas a partir deste estágio da vida ( mais ou menos 75 anos ) a pessoa vai fazer seu estudo de forma pessoal mas agora em retiro. Pode recolher-se da casa da família ou não. Pode ir para a floresta ou ficar próximo à família, mas em um espaço só seu.

Compartilhe

753 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Índia

bottom of page