top of page

Vegetariano, por que ser um?

Atualizado: 2 de jan. de 2020


No mundo inteiro, milhões de pessoas vem adotando o vegetarianismo. Que motivos levam uma pessoa a adotar o vegetarianismo?

Muitas são as razões e seja ela qual for, muitos benefícios surgirão, para quem adotou o vegetarianismo: pelos animais, pelo Planeta, pela saúde ou pelo meio ambiente.

Pelos animas, pela Ética. Os animais são seres com direitos que devem ser respeitados, como a vida, o não sofrimento e a dor. Como podemos cuidar do nosso bichinho de estimação como nosso cãozinho, nosso gatinho e comer o porquinho, a vaca, o peixe, o frango ou outros animais? Quem considera alimentar-se de um animal um sofrimento, não consegue mais pensar em comer carne.

Comece com a Segunda sem carne: 


 http://www.segundasemcarne.com.br


http://www.sevoceama.com.br




Em alguns casos, a pessoa que se torna vegetariana por causa dos animais não está preocupada com a saúde, mas sim com o abuso contra os animais e pode ter uma alimentação inadequada em termos de nutrição. Então, a solução é buscar conhecimento e orientação sobre nutrição para se ter uma vida saudável.

Maarly Winckler, que foi presidente da Sociedade Vegetariana tem uma frase que reflete bem esse princípio ético: “ Como queremos encontrar e praticar a paz se praticamos a violência em cada refeição que fazemos? ”

A saúde e bem-estar físico, mental e social são pontos fundamentais, mais do que somente saúde física. Busque informar-se em relação a melhora de muitas doenças ao adotar uma alimentação vegetariana. Atenção também não só ao fato de eliminar a carne, mas aumentar o consumo de produtos mais saudáveis como frutas, verduras, cereais integrais. E saiba também que não basta tirar a carne, mas é preciso uma atenção bem definida em relação à dieta a ser adotada que deve ser bem variada.

Em estudos publicados encontra-se:

Redução de morte por doenças cardiovasculares.

Níveis de colesterol mais baixo.

Pressão arterial mais baixa.

Redução de incidência de obesidade.

Busque mais informações a respeito da boa saúde para os vegetarianos.

Meio ambiente e proteção do Planeta. Pouco se divulga sobre o impacto da pecuária no Meio Ambiente. Certamente o governo e os empresários não têm interesse nessa avaliação e a recusa de admitir que nossos hábitos alimentares possam ser nocivos ao Planeta e que devem ser modificados. Relatório emitido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mostra claramente a preocupação dessa entidade com as consequências da pecuária no meio ambiente. Segundo a FAO, de todas as atividades humanas, a pecuária é a maior responsável pela erosão de solos e pela contaminação dos rios. As emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa também são marcantes nessa atividade, em especial pela produção digestiva dos ruminantes – gases e eructação. Atualmente a pecuária utiliza 30% das terras produtivas do planeta e outros 33% são utilizados para produção dos grãos utilizados para alimentar o gado.